Vigilância em Saúde realiza vacinação contra HPV

Por / 3 anos atrás / Geral / Nenhum Comentário

Vacinação

Acontece durante o mês de março, a campanha de vacinação contra o HPV, vírus que causa o câncer de colo de útero. A equipe de Vigilância em Saúde de Parobé já está realizando as aplicações nas escolas das redes municipal e estadual. A vacina também está disponível nas Unidades Básicas de Saúde.

Segundo a Coordenadora da Vigilância em Saúde, Mirili Bittencourt, a expectativa é vacinar 2.400 adolescentes. Este ano, também entraram na campanha meninas que tenham entre 9 e 11 anos. Ainda fazem parte da programação de imunizações, as adolescentes que tenham entre 12 e 14 anos, que fizeram a primeira dose no ano passado e, precisem receber a segunda aplicação ou ajustar suas carteirinhas.

Quem quiser procurar atendimento nos postos de saúde, basta apresentar o cartão de vacinação e um documento de identificação.

Sobre a vacinação:

A vacina protege contra quatro tipos de HPV e conta com três doses. Após receber a primeira, a menina deve receber a segunda seis meses depois e, a terceira, cinco anos após a primeira imunização. Também, meninas e mulheres de 9 e 26 anos que convivem com o HIV e a Aids, devem receber a dose, devido ao risco de maior probabilidade de desenvolver a doença. Para elas, a segunda dose deve ser tomada dois meses após a primeira e a terceira, seis meses.

Atualmente, o câncer de colo de útero mata 5 mil mulheres por ano no país. O objetivo, do Ministério da Saúde, é fazer com que este grupo de meninas, incluindo as que já iniciaram a vacinação no ano passado, sejam a primeira geração livre do risco de morrer deste tipo de câncer.

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados. *