Taquara é premiada em Brasília por desenvolver boas práticas na alimentação escolar

Por / 4 meses atrás / Geral Taquara, Taquara / Nenhum Comentário

Concorrendo com 980 municípios em todo o Brasil, Taquara foi uma das 25 cidades premiadas em brasília, na noite de terça-feira (03), por vencer o concurso Boas Práticas de Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Com aproximadamente seis mil alunos distribuídos em 11 escolas de Educação Infantil, 26 de Ensino Fundamental (uma delas com Ensino Médio), além do atendimento ao programa AABB Comunidade, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SMECE) conta com o trabalho de cerca de 80 merendeiras.

De acordo com o relato vencedor, além das capacitações constantes oferecidas as merendeiras da rede municipal de ensino, a SMECE também tem promovido ações de Educação Ambiental, visando auxiliar os professores a incentivar seus alunos no consumo dos alimentos saudáveis e também auxiliá-los no desenvolvimento de hortas nas escolas.

Através de parcerias com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, e entidades como a Emater, Sindicato dos Agricultores, Senar, Associação Taquarense de Agricultores Familiares, Conselho Municipal de Alimentação Escolar, também são realizadas oficinas dentro das propriedades dos agricultores de Taquara, para que os estudantes conheçam de perto de onde vem o alimento consumido em sua escola e como ele é produzido.

Segundo o prefeito de Taquara, Tito Livio Jaeger Filho, essas ações de melhorias na merenda escolar que é oferecida pelo município beneficiam também os produtores rurais, já que houve um aumento significativo no índice de participação de sua produção na merenda escolar.

“Além de estarmos promovendo a saúde de nossos alunos, também estamos colaborando com a agricultura familiar do município, já que houve um aumento na aquisição de hortigranjeiros incluídos na merenda escolar de 46% em 2013 para os atuais 75% por parte do município“, informou o prefeito de Taquara.

Para a nutricionista da SMECE, Lilian Córdova Alves, um dos fatores que influenciaram a escolha de Taquara como vencedora na categoria Cardápio foi a regionalidade no consumo de alimentos produzidos no município, item muito valorizado pelo PNAE.

“Além da qualidade nutricional dos alimentos incluídos no cardápio da merenda escolar em Taquara, essa regionalidade também respeita a cultura e os hábitos locais”, informa Lilian.

Além das capacitações oferecidas as merendeiras, das palestras e oficinas voltadas aos professores, a SMECE também desenvolve trabalhos em sala de aula que utilizam a horta como uma ferramenta pedagógica, colaborando na aceitação dos alunos com o cardápio mais saudável.

Os relatos feitos pelos 25 municípios vencedores irão compor a edição deste ano do caderno “Boas Práticas de Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar: criatividade e inovação na aplicação da Lei nº 11.947/2009″, que será distribuído aos municípios brasileiros.

Premiação em Brasília

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados. *