Parobé recebe médicas cubanas através do Programa Mais Médicos do Governo Federal

Por / 4 anos atrás / Geral / Nenhum Comentário

Parobé recebe médicas cubanas através do Programa Mais Médicos do Governo Federal

Mirian Bosquet Navarro e Nidia Oliveira Revilla são as médicas cubanas que vão atender em Parobé, pelo Programa Mais Médicos do Governo Federal. Na manhã de sexta-feira (1º), elas foram recepcionadas pelo Secretário de Saúde, Leonel Bernardo e pela Primeira Dama, Viviane Silva, em solenidade ocorrida no Hotel City em Porto Alegre. Na oportunidade, gestores de todo o Estado estiveram conhecendo os médicos que irão atuar em seus Municípios.

Mirian, que tem 52 anos e é de Havana, possui 28 anos de experiência em medicina e já participou de missão semelhante na Venezuela. “Sabemos que os médicos brasileiros não querem trabalhar nas periferias e nas áreas mais carentes. Nós estamos dispostos a atuar nesses locais. Ficamos felizes em poder ajudar o povo brasileiro com o nosso trabalho. O governo Cubano nos pediu e dissemos, sim vamos lá! E aqui estou eu”, vibrou a médica.

Nidia tem 47 anos e possui 23 anos de profissão. Natural de Santiago, também já participou de missão na Venezuela. “Nosso povo está disposto a ajudar o Brasil, estamos felizes em estar aqui. Recentemente cheguei de uma missão de três anos na Venezuela e agora vim para cá, esperamos poder contribuir para a saúde da população”, disse a medica.

Mirian irá atuar no Posto de Saúde do bairro Jardim e Nidia no Posto Vila Nova. Nas próximas semanas ambas irão conhecer e acompanhar o funcionamento do sistema no Município antes de começar o atendimento nos postos.

De acordo com o Secretário de Saúde, a vinda das médicas para Parobé representa o avanço significativo na atenção básica de saúde no Município. “Uma das carências de nossa cidade é a saúde da família. Com certeza com ambas atuando, uma no bairro Vila Nova e a outra no Jardim irá potencializar o atendimento neste setor”, destacou Leonel.

A Primeira Dama enfatizou a satisfação do Governo Municipal em receber as médicas para auxiliar na área da saúde em Parobé. “É importante valorizarmos estas profissionais, que deixaram seu país para contribuir com a saúde de nossa população. Acreditamos que esta experiência trará bons resultados tanto para a população, quanto para ambas que serão muito bem acolhidas pelo povo parobeense”, concluiu Viviane.

 

Texto e foto: Gisele Pereira

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados. *