Parobé promove a 1ª semana do bebê com o tema “Cuidando com Responsabilidade”

Por / 3 anos atrás / Eventos / Nenhum Comentário

Banner-90x120cm

Ocorrerá entre os dias 24 a 29 de novembro a 1ª Semana do Bebê em Parobé. O evento é uma iniciativa da Prefeitura e conta com o apoio de empresas e entidades, com o objetivo de promover uma reflexão sobre o universo infantil e das condições sociais, educacionais e de saúde que o Município oferece para as suas gestantes.

O tema desta primeira edição se chama “Cuidando com Responsabilidade”. As atividades serão gratuitas e toda a comunidade poderá participar.

Na segunda-feira (24), às 14h ocorrerá a oficina “Alimentação na Primeira Infância”, no Centro de Referência em Assistência Social, no Centro. Já ás 15h, será entregue a chave da cidade para o primeiro bebê nascido nesta data. O ato ocorre no Hospital São Francisco de Assis.

A abertura oficial acontece com o 1º Seminário Internacional de Reflexão sobre a Infância, a partir das 18h30min, no Centro de Eventos Kirch.  Na oportunidade ocorrerá um “Fórum de Gestão”, com relatos dos prefeitos da região do Vale do Paranhana, sobre as políticas de infância dos seus municípios, destacando seus avanços e desafios.

Na terça-feira (25), a recepção no Centro de Eventos Kirch inicia às 8h. Às 9h ocorrerá o simpósio “Cuidados com o bebê e a gestante”, que abordará a amamentação com a enfermeira e especialista em Saúde Materno Infantil, Aline Henemann. Em seguida, será a vez da palestra sobre Depressão pós-parto – identificando sinais, com a psicóloga Beatriz Regina Neves. Depois a odontopediatra, Carla Cimirro, fala sobre Saúde Bucal: cuidados importantes.

Às 10h ocorrerá o Painel: “Programa Primeiríssima Infância”, com Anelise Souza Timm, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal pela Primeira Infância, de São Paulo.

Para encerrar a programação no período da manhã, às 11h acontece a mesa de debates com a temática “Um olhar especial da gestação ao nascimento” com médicos que atendem pelo Programa Mais Médicos do Governo Federal.

No período da tarde, às 13h30min o simpósio retorna com a palestra “O papel da mídia no cuidado com os bebês”, com a jornalista Rosane de Oliveira, do Grupo RBS.

Ainda durante a tarde estarão em pauta os seguintes assuntos, “A importância do PIM no cuidado com os bebês e suas famílias”, a “Experiências na formação docente para a atuação com a primeira infância” entre outros. Além disso, para finalizar as ações do dia, os secretários de Educação, Saúde e Assistência Social apresentarão as Políticas de Infância do Município de Parobé – Avanços e Desafios.

Já na quarta-feira (26), as atividades iniciam às 9h, no auditório da SEEDUC, com o debate com adolescentes “Adolescente, sexualidade e prevenção”. No turno da tarde ocorre uma oficina “Violência e negligência na primeira infância”, no CREAS.

Às 14h ocorre a oficina “Alimentação na Primeira Infância”, no CRAS do bairro Vila Feliz. Às 14h30min haverá um Momento Cultural na Praça 1º de Maio. Para encerrar as atividades, ocorrem duas oficinas, “Hora do conto para bebês”, às 16h, e “Primeiros socorros com os Bombeiros Fraldinhas”, às 18h. As duas ações serão realizadas na EMEI Azaléia.

Na quinta-feira (27), as atividades iniciam às 9h no SINDICAP. Na oportunidade ocorrerão as oficinas “Planejamento familiar” e “Automedicação”.

Às 14h acontecerá o Cine Club “A chegada de um irmãozinho. E agora?”, na escola Maria Francisca da Silva. Já às 18h todas as escolas de Educação Infantil do Município promovem um momento de integração entre a mãe e o bebê.

Na sexta-feira (28), às 8h30min será a abertura da 2ª Mostra de Projetos das escolas de Educação Infantil de Parobé, no auditório da SEEDUC. Às 14h ocorrerá a oficina “O desenvolvimento e a estimulação da fala na primeira infância”, no SINDICAP. Às 15h ocorre uma roda de conversa sobre a importância do Teste do Pezinho, Orelhinha e Olhinho, no Barracão do bairro 3L.

Para encerrar as ações da 1ª Semana do Bebê, no sábado (29), às 9h, ocorrerá a “Caminhada dos Bebês e Bênção Ecumênica”, a concentração será na Praça 1º de Maio (em caso de mau tempo a caminhada será cancelada).

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados. *