Parobé é uma das cidades gaúchas que mais votou na Participação Popular e Cidadã

Por / 3 anos atrás / Geral / Nenhum Comentário

Parobé-é-uma-das-cidades-gaúchas-que-mais-votou-na-Participação-Popular-e-Cidadã

Mais de 1,3 milhão de gaúchos votaram no Sistema de Participação Popular e Cidadã do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Entre as cidades que mais votaram nas prioridades da sua região para o Orçamento 2015, esteve o Município de Parobé. Com mais de 15 mil votos, 50% dos eleitores parobeenses participaram da escolha. Os números de todo o processo foram divulgados na manhã desta terça-feira (24), pelo governador Tarso Genro, no Palácio Piratini.

As áreas priorizadas na maioria das regiões foram Saúde, Segurança Pública e Defesa Civil, Esporte, Lazer e Turismo, Desenvolvimento Rural, Educação Básica, Profissional e Técnica e Desenvolvimento Econômico. A peça orçamentária para o próximo exercício será montada pelo governo, destinando parte dos recursos às prioridades registradas pela participação dos gaúchos, assim como suas escolhas prioritárias. Posteriormente, será encaminhada à Assembleia Legislativa para apreciação dos deputados.

Foram 6,101 mil participantes nas audiências regionais, 79,120 mil nas assembleias municipais, 255,751 mil votos via internet e 1,059 milhão de votos nas urnas presenciais no Estado. Ao todo, mais de 1,315 milhão de participaram nas escolhas das prioridades.

O número de votantes representa 15,67% do eleitorado gaúcho – a maior votação desde o início do processo. A região do Vale dos Sinos apresentou o maior crescimento no número de votantes.

 

A Participação Popular e Cidadão no Estado

 

O Rio Grande do Sul desenvolveu, a partir do Orçamento Participativo e da Consulta Popular, uma maneira de o Governo Estadual e os municípios elaborarem em conjunto a definição das obras e serviços em cada região. O objetivo da ação é dar conhecimento ao cidadão sobre as finanças públicas e prestar contas da execução dos projetos em todas as cidades gaúchas. A coordenação do processo é conjunta entre os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e as estruturas do governo estadual.

 

Votação de Prioridades

 

A terceira etapa do processo ocorreu entre os dias 2, 3 e 4 de junho. As pessoas votaram pela internet, através do portal da participação – www.participa.rs.gov.br – e em urnas tradicionais, disponibilizadas em todos os municípios do Estado, nos prédios e locais públicos, com urnas e cédulas à disposição. Nas etapas preparatórias foram realizadas 28 audiências regionais, como também as assembleias municipais, que reuniram durante o ano mais de 60 mil pessoas.

Esse processo integra o Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã, que reúne as diversas formas de diálogo entre a sociedade e o governo para atuar de forma sistêmica na elaboração, monitoramento e avaliação das políticas públicas.

Parobé-é-uma-das-cidades-gaúchas-que-mais-votou-na-Participação-Popular-e-Cidadã-2

 

Texto: Gisele Pereira

Fotos: Samuel Mota

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados. *