Outubro é mês de conscientização

Por / 4 anos atrás / Geral / Nenhum Comentário

Outubro é mês de conscientização

O tumor mais frequente entre as mulheres brasileiras exige mesmo atenção. Por isso, o mês de outubro é dedicado à conscientização e à prevenção do câncer de mama. De acordo com a mastologista e doutora em Biologia Molecular Daniela Baumann Cornelio, um exame simples de mamografia pode prevenir mortes. “É possível detectar a doença na fase inicial e alcançar as chances de cura”, explica a médica que atende no Hospital São Francisco de Assis. Segundo a especialista, quando o câncer sai da mama e se espalha por outros órgãos, como pulmões, fígado e ossos, ele torna-se metastático e mais difícil de curar. Daí a necessidade de identificá-lo cedo.

Conforme Daniela, aproximadamente 10% dos casos deriva de fator genético. Portanto, é necessário que a mulher busque a avaliação de um mastologista quando outras pessoas da família foram atingidas pela doença antes dos 50 anos. O Ministério da Saúde sugere que a mamografia seja feita a cada dois anos em mulheres de 50 a 69 anos. Já a Sociedade Brasileira de Mastologia prevê a avaliação anual a partir dos 40 anos.

Outra medida a ser tomada, segundo a mastologista, pode ser realizada no banho, uma vez por mês. O autoexame também pode auxiliar na prevenção e ajudar a mulher a conhecer o próprio corpo.

Parobé já conta com o atendimento médico especializado no Hospital São Francisco de Assis. De acordo com Daniela, casos cirúrgicos também são revolvidos na cidade, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Neste mês, 300 mamografias estão sendo disponibilizadas gratuitamente à comunidade parobeense. A parceria é da Prefeitura com o Governo do Estado. Basta procurar a Secretaria Municipal de Saúde para agendar o exame.

Foto: Daiane Pires/Prefeitura de Parobé

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados. *