Fogap da Canção Gaúcha celebra composições de aprendizes

Por / 2 meses atrás / Cultura, Parobé / Nenhum Comentário

Evento reuniu centenas de jovens do Rio Grande do Sul e recebeu delegações de sete países

 

Na segunda-feira (20) Parobé foi palco da 1ª edição do Fogap da Canção Gaúcha, uma iniciativa da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado (SRTE-RS), através do Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (FOGAP) com apoio do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FEPETI) e da Prefeitura Municipal de Parobé.

O encontro reuniu jovens de diversas cidades do Estado, valorizando a cultura musical dos adolescentes. Ao todo 14 canções inéditas compostas, letra e música, por jovens aprendizes de várias entidades formadoras foram interpretadas no palco da Sociedade Cultural e Recreativa Parobé.

Premiados

A canção “Trilha da Aprendizagem”, com letra, música e interpretação de Lucas Carvalho de Oliveira, levou três prêmios: 1° lugar, melhor Rap e melhor letra sobre Aprendizagem. Ele representou o Instituto Leonardo Murialdo (Porto Alegre), pelo Hospital Ernesto Dornelles.

“Aprenda Para Viver e Viva Para Aprender”, letra, música e interpretação de Maxwel Pereira dos Santos ficou em 2º Lugar e foi a melhor interpretação. O jovem representou a Fundação Pão dos Pobres (Porto Alegre), pelo Sine Informática

O 3º lugar ficou para a canção “E se a vida te derrubar”, com letra, música e interpretação de Jonas Assunção da Silva, que representou o SENAI pela empresa de Calçados Bibi, de Parobé.

A Melhor Letra sobre Trabalho Infantil foi “Tente Entender”, letra, música e interpretação de Leonardo Brião de Oliveira, Paulo Sergio Marques e Pedro Henrique Araújo, que representaram a entidade ESPRO, pelas empresas Banco de Lage Landen, SLC Agricola e Cyrela Goldztein.

A melhor torcida premiada foi da Pequena Casa da Criança, de Porto Alegre.

Delegações

Estiveram visitando e conhecendo Parobé sete delegações estrangeiras: Paraguai, Peru, Jamaica, Mali, Tanzânia, Moçambique e Myanmar. Os representantes foram homenageados pelo prefeito Moacir Jagucheski, que agradeceu a participação dos visitantes ao evento. “Certamente este dia ficará marcado. O dia em que foi dado o primeiro passo para a realização do Fogap e que Parobé recebeu delegações de países tão distantes, que puderam conhecer um pouco de nossa cultura, projetos, empresas e formas de trabalho”, disse Jagucheski.

O grupo estrangeiro estava acompanhado por representantes do Ministério do Trabalho, Ministério das Relações Exteriores, Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Agência Brasileira de Cooperação (ABC). “Trouxemos estas delegações para conhecer os projetos que são desenvolvidos com os jovens brasileiros e ficamos deslumbrados com as apresentações vistas aqui em Parobé. É um estimulo a formação profissional e pessoal, parabenizamos os organizadores pelo belo evento”, destacou Fernanda Garcês, representante do Ministério do Trabalho.

Link para mais fotos do evento: https://goo.gl/9ubsJm

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados. *