Estratégia de Saúde da Família aproxima Governo Municipal da comunidade

Por / 3 anos atrás / Geral, Saúde / Nenhum Comentário

Vigilância1

Vigilância2

Agentes comunitários de saúde visitam famílias para acompanhamento domiciliar

O Governo Cláudio Silva, a fim de fortalecer a integração entre os serviços de da Atenção Primária à Saúde e a comunidade em Parobé, está apostando na Estratégia de Saúde da Família. São quatro equipes, uma em cada Unidade Básica de Saúde: Vila Nova, Jardim e Laranjeiras, compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

São 23 agentes em atuação no Município, que chegam a visitar até 750 pessoas por mês, cada um deles. O objetivo das visitas é promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas, com ações de promoção e vigilância em saúde.

Para a gestante de cinco meses, Rusiane da Silva, que mora no bairro Cardoso, esta é uma iniciativa muito importante e vem para melhorar o atendimento em saúde na cidade.   “Eu já conhecia o programa e acho muito importante, pois com a visita do agente nos sentimos mais confiantes e acolhidos, sem falar que são eles que fazem a intermediação da Unidade de Saúde com os moradores dos bairros”, disse a cabeleireira, de 29 anos.

De acordo com a agente comunitária Eliane Quadros, que realiza o acompanhamento de Rusiane, e de mais cerca de 150 moradores da região de abrangência da UBS Jardim, o seu trabalho consiste em estar mais próximo daqueles que precisam de uma atenção especial. “Nós visitamos todas as casas, mas damos uma atenção especial às gestantes, pessoas hipertensas, diabéticas, idosos, e que estejam acamadas. Em todos esses casos as visitas são mais freqüentes. Nosso compromisso além de promover qualidade de vida, é de realizar o meio de campo, da Secretaria de Saúde e UBS, com a comunidade”, disse Eliane.

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados. *