Educadora Márcia Carvalho palestra na 1ª Conferência Municipal de Educação de Parobé

Por / 3 anos atrás / Geral / Nenhum Comentário

Conferência1

Conferência2

Conferência3

Com o objetivo de dar continuidade na construção do Plano Municipal de Educação (PME) de Parobé, ocorreu ontem (11), a 1ª Conferência Municipal de Educação com a palestra da educadora Márcia Carvalho. O evento ocorreu na Câmara de Vereadores e contou com a presença de autoridades e representantes da educação pública e privada do Município.

Márcia Adriane de Carvalho, que há 25 anos é professora e, também, é especialista em Gestão Pública, é membro do Comitê Estadual do Rio Grande do Sul da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e esteve auxiliando na elaboração do PME.

Segundo Márcia, este é o momento de mais de 5.500 cidades de todo o Brasil trabalharem em um mesmo objetivo, que é projetar a sua educação municipal para os próximos 10 anos. “Construirmos juntos o Plano Municipal, significa zelar por um futuro melhor para a sociedade. É executar um trabalho em longo prazo, pensando nos nossos filhos e netos e que é possível tornar o conhecimento um direito de todas as pessoas”, disse a educadora.

Alinhado ao Plano Nacional e Estadual da Educação, o PME deve atingir as 20 metas impostas pelo Ministério da Educação (MEC), e para que isso seja feito a comissão deverá, até o mês de junho, realizar levantamento de dados e informações, estudos, análises e consultas públicas para a elaboração do Documento Base – em que a sociedade construirá os consensos e acordos necessários sobre os desafios educacionais prioritários e as formas de enfrentá-los ao longo da década de vigência do Plano.

Entre os objetivos traçados pelo MEC, está a erradicação do analfabetismo; universalização do atendimento escolar; superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação; formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade, entre outros.

De acordo com a Secretária de Educação, Maristela Rossatto, esta é uma ação que tem envolvido toda a sociedade. “Esta é uma iniciativa que prevê o futuro da próxima década para o nosso Município e é necessário o comprometimento de todos os envolvidos. Trabalhando juntos, conseguiremos um futuro melhor para a educação de nossa cidade”, disse Maristela.

Já o Vice-Prefeito, Irton Feller, frisou a iniciativa como a oportunidade de começar a discutir um futuro melhor para a cidade, e para que ela possa evoluir, é por meio da educação o melhor caminho. “Este é um momento histórico para o País, e para traçar novos horizontes é necessário que seja realizado um planejamento estratégico”, disse Feller.

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados. *