Cabanha Rancho das Cabras é a primeira agroindústria de produção de leite de cabra a receber registro no SIM

Por / 8 meses atrás / Geral Taquara, Taquara / Nenhum Comentário

Felizes com a nova conquista, os proprietários da Cabanha Rancho das Cabras no distrito de Fazenda Fialho, interior de Taquara, receberam, na terça-feira (30), o registro no Serviço de Inspeção Municipal – SIM. Com este recurso, poderão iniciar o processo de fábrica de derivados de leite de cabra, onde a pretensão é produzir queijos, iogurtes e bebida láctea; tudo embalado, pronto pra vender. A cabanha também é identificada com o Selo Sabor Gaúcho que oferece maior credibilidade aos produtos.

Além de serem a primeira agroindústria do setor, no Município, acredita-se ser também a primeira no estado do Rio Grande do Sul, de acordo com o proprietário, Eduardo Valdinei dos Santos Almeida. “Não temos conhecimento de nenhum beneficiamento de leite de cabra na Agroindústria Familiar do RS, só quem processa o leite UHT, não indústria própria”, revela Almeida.

Estamos atuando a bastante tempo no incentivo a agroindústria familiar, e para a nossa felicidade, hoje temos, em Taquara, a primeira agroindústria de beneficiamento de leite de cabra”, destaca osecretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Dircinei Antonelo.

Há doze anos os proprietários vivem da propriedade, e, para aumentar o rendimento familiar e fazer prosperar os negócios, construíram a agroindústria com previsão de, futuramente, proporcionar um espaço gourmet com visitação. No começo da produção, o leite era comercializado para uma empresa do Rio de Janeiro, mas há alguns anos esta empresa findou a parceria. Assim, o leite produzidoera vendido na porteira da propriedade e na Feira da Agricultura Familiar realizada na Rua Coberta, em Taquara.

 A entrega do registro contou com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Dircinei Antonelo; dos proprietários Eduardo Valdinei dos Santos Almeidae Cláudia Andrea Ulrich Almeida; do chefe do escritório da Emater de Taquara, Fernando Campos; da médica veterinária do SIM, Laís Brites Fabrício e da funcionária, Giani Porto de Oliveira.

Magda Rancho das Cabras (1) (1) Magda Rancho das Cabras (2) Magda Cabanha Cabras SIM 30 05 2017 (2)

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados. *